Dra. Rachel Resende

A personalização é fundamental no tratamento da obesidade!

O tratamento da obesidade continua sendo um desafio na medicina e, na busca por soluções mais eficazes, você já deve ter ouvido falar em avaliação personalizada. No entanto, essa abordagem “personalizada” muitas vezes se traduz na prescrição de infinidades de medicamentos manipulados e exames laboratoriais que, na maioria das vezes, não oferecem segurança e/ou relevância clínica.

A verdadeira personalização do tratamento surge com os fenótipos da obesidade, um conceito que nos ajuda a compreender as diferentes manifestações dessa condição e a adaptar o tratamento de forma verdadeiramente personalizada para cada paciente.

A iniciativa SOPHIA (Stratification of Obese Phenotypes to Optimize Future Obesity Therapy) é um esforço colaborativo de pesquisa que busca identificar distintos fenótipos de obesidade com base em fatores como genética, metabolismo, comportamento e ambiente. Embora as pesquisas estejam em andamento, a SOPHIA já contribuiu significativamente com várias publicações científicas que validam a importância dos fenótipos de obesidade estudados.

Por exemplo, algumas pessoas podem enfrentar desafios genéticos que tornam a perda de peso mais difícil, enquanto outras podem ter necessidades metabólicas específicas que demandam abordagens nutricionais diferenciadas. Existem também aqueles cujo comportamento alimentar é influenciado por fatores emocionais, exigindo um suporte psicológico mais profundo.

Mesmo com um número limitado de novas opções medicamentosas, a abordagem da SOPHIA já está transformando o tratamento da obesidade. Compreender o fenótipo específico de cada indivíduo pode proporcionar um tratamento muito mais eficaz. E claro, a continuidade das pesquisas e a colaboração interdisciplinar são fundamentais para transformar esses achados em práticas clínicas ainda melhores.

Convido você a considerar o tratamento da obesidade como uma abordagem multidisciplinar. Enquanto novas opções terapêuticas são desenvolvidas, é fundamental concentrar esforços em estratégias integradas, contando com a colaboração de nutricionistas e psicólogos. Personalizando seu tratamento com base nos diferentes fenótipos, podemos buscar soluções que promovam mudanças sustentáveis no seu estilo de vida e ajudem você a alcançar e manter seus resultados a longo prazo.

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *